Skip to main content
Benchimol e o empreendedorismo financeiro

O economista carioca Guilherme Benchimol, keynote speaker do segundo dia do 42º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI, protagonizou uma das histórias mais bem sucedidas no empreendedorismo brasileiro. Em sociedade com Marcel Maisonave, ele criou a XP Investimentos, hoje uma das maiores corretoras do País. Benchimol ocupa hoje a posição de Presidente Executivo do Conselho de Administração da corretora.

Em maio de 2001, com um capital inicial de cerca de R$ 15 mil, a XP nasceu atuando no ramo de educação financeira e assessoria de investimentos.  Em 2005, a empresa criou o braço XP Gestão de Recursos e, pouco depois, adquiriu a corretora Americainvest. Em 2008, a XP entrou na área de seguros e investiu junto a grandes investidores institucionais.

Entre 2011 e 2016, a XP adquiriu o portal de informações financeiras Infomoney e as corretoras Interfloat, Senso, Prime, Clear e Rico. No final de 2017, o Itaú Unibanco (ITUB4) adquiriu 49,9% do capital do Grupo XP, em uma transação de mais de R$ 6 bilhões. Coroando esta jornada, em dezembro de 2019, a XP abriu seu capital na Nasdaq, bolsa de valores americana.

Assista a palestra de Guilherme Benchimol, na terça 23/08, às 9 horas.

VOLTAR PARA NOTÍCIAS