Paulo Parente Marques Mendes é agente de propriedade industrial, advogado e sócio fundador do Escritório Di Blasi, Parente & Associados, com mais de 35 anos de experiência na área de Propriedade Intelectual. Formado em Direito pela Faculdade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro - Brasil.
A sua prática inclui, mas não se limita, às questões relacionadas ao direito marcário, direito autoral, direito de imagem, entretenimento, direito da publicidade, esportes, direitos do consumidor, direito da concorrência, contencioso judicial, mediação, no Brasil e no mundo.
Membro ativo da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Rio de Janeiro (OAB/RJ), onde exerce a função de Conselheiro desde 2010. Na OAB/RJ, é também membro da comissão de Direitos Autorais, Direitos Imateriais e Entretenimento (CDADIE) e presidiu a Comissão de Propriedade Industrial e Pirataria (CPIP) no período de 2016 a 2018.
Conselheiro da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) e seu atual Diretor-Procurador do Comitê Executivo (2022 a 2023).
Presidente da Comissão de Propriedade Industrial do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) (2022 a 2025), e desde 2014 exerce as funções de Presidente do Grupo Nacional da LIDC (The International League of Competition Law). Foi Delegado do Grupo Nacional da ASIPI (Asociación Interamericana da la Propiedad Intelectual) (2018 a 2021).
É autor e co-autor de vários livros e artigos sobre propriedade intelectual, tendo sido convidado para atuar como orador em congressos nacionais e internacionais sobre o tema.
Paulo Parente Marques Mendes é reconhecido pela IP Stars, Chambers Global, Chambers Latin America, The Legal 500, WTR (World Trademark Review), Best Lawyers, WIPR Leaders (World IP Review), Análise 500, Who’s Who Legal e Leaders League, entre outros.